quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

CPRM Lança Mapas de Geodiversidade Estaduais

O Serviço Geológico do Brasil – CPRM em sintonia com a Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia disponibiliza 09 (nove) Mapas descrevendo a Geodiversidade dos estados do Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Bahia, Rio Grande do Norte, Piauí, Rondônia e Amazonas, nas escalas que os estados utilizam para planejamento.



O Mapa Geodiversidade foi concebido para oferecer aos diversos segmentos produtivos, sociais e ambientais, uma tradução do conhecimento geológico-científico estadual, com vistas a sua aplicação ao uso adequado do território.

Destina-se a um público-alvo muito variado, incluindo desde as empresas mineradoras tradicionais, passando pela comunidade acadêmica, gestores públicos da área de ordenamento territorial e gestão ambiental.

Dotado de uma linguagem de compreensão universal, tendo em vista seu caráter multiuso, o mapa compartimenta o território estadual em unidades geológico-ambientais, destacando suas limitações e potencialidades, considerando-se a constituição litológica da supra e da infra-estrutura geológica.

Foram abordadas também, as características geotécnicas, as coberturas de solos, o potencial e disponibilidade de recursos hídricos, as vulnerabilidades e capacidades de suporte à implantação das diversas atividades antrópicas dependentes dos fatores geológicos.

E finalmente, a disponibilidade de recursos minerais essenciais para o desenvolvimento social e econômico do Estado. Nesse particular, em função de fatores estratégicos, são propostas Áreas de Relevante Interesse Mineral, constituindo valioso subsídio para as tomadas de decisão consciente sobre o uso do território.

Cassio Roberto da Silva
Coordenador Nacional da Ação do PAC
Levantamentos da Geodiversidade

Os mapas estão disponíveis para download no site da CPRM

www.cprm.gov.br

2 comentários:

  1. Muito bom...onde eu adquiro??...vai me servir muito....

    ResponderExcluir
  2. oi Vanessa... no site da cprm tm o link do material.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...