segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Projeto Caminhos Geológicos


O Projeto Caminhos Geológicos é uma iniciativa do estado do Rio de Janeiro, coordenado e idealizado pelo Departamento de Recursos Minerais (DRM-RJ). Consiste na colocação de painéis interpretativos sobre a evolução geológica do estado para que o cidadão tenha acesso à informação e perceba a complexidade e o tempo que a natureza leva para construir a paisagem.

Um projeto similar é desenvolvido também na cidade de Salvador (BA). Quando visitei a cidade ano passado, procurei pelos painéis, nos pontos que, em tese, deveriam estar lá. Como não encontrei, ao retornar para Teresina, entrei em contato com Augusto Pedreira da CPRM - residência SSA. Segundo Augusto, as placas foram instaladas, entre elas, a da falha geológica que divide a cidade em cidade alta e baixa que ficava proximo ao elevador Lacerda e a do Dique do Tororó; mas, devido à falta de conhecimento da população acerca da importância do projeto, elas (a placas) se tornaram alvo de depredação. A falta de educação é tamanha que algumas placas duraram apenas 3 meses! Além da ação humana ainda tem as intempéries (sol e chuva), que onera a manutenção dos painéis. Resultado: as placas foram retiradas definitivamente e não há previsão de quando serão recolocadas principalmente por falta de recursos financeiros.

No Rio Grande do Norte existe o Projeto Monumentos Geológicos, o nome muda um pouco, mas a idéia é a mesma: promover a divulgação e valorização dos aspectos geológicos do local, sinalizando com placas interpretativas, os marcos geológicos especiais. O RN foi o quarto estado brasileiro a adotar o projeto. Primeiro foi o Rio de Janeiro, depois o Paraná e em seguida a Bahia.

As duas fotos deste post são de painéis do estado do Rio Grande do Norte, sendo a primeira retirada da net e a segunda roubada de um amigo.
Quem tiver interesse em conhecer o projeto do Rio de Janeiro, acesse o link abaixo:

www.caminhosgeologicos.rj.gov.br/site/home (não tô conseguindo inserir o link rs mais tá aí)

Té a proxima! =D

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...