terça-feira, 4 de maio de 2010

Avanços do Trinômio GGG

(por Marcos Nascimento)

Caros,
Já venho trabalhando com o trinômio a um certo tempo (início de 2001 de forma mais tímida e a partir de 2004 de forma mais intensa) e vejo que muito se evoluiu no Brasil. Claro que ainda falta também "muito" para "pensarmos" em chegar perto de países europeus (como Inglaterra por exemplo).

Mas as coisas estão acontecendo e fico muito feliz vendo (e contribuindo com) isso. Livros estão sendo publicados, artigos em periódicos nacionais e internacionais (estes últimos esperem em breve), disciplinas (mesmo optativas em muitos casos) estão sendo lecionadas, alunos (de graduação e pós-graduação) estão fazendo/defendendo seus trabalhos.Enfim, o barco/trem/bonde está andando.

Mas porque o Marcos está escrevendo isso??
É porque ontem deparei-me com um item interessante que ainda não tinha acrescentado a minha lista de ações em favor da divulgação do trinômio no Brasil.

Em recente concurso (março de 2010) para o cargo de Professor Adjunto na área de Geografia Física na UFRN, pelo Departamento de Geografia, na relação de temas (11 ao todo) para a prova escrita e prática (esta última é uma aula que o candidato tem que dar), achei muito interessante o tema de número 9 -

"A contribuição da geografia física para o trinômio geodiversidade, geoconservação e geoturismo".

Isso mostra que o trinômio está sendo levado em conta também nos concursos públicos para docentes. Seria o primeiro no Brasil?? Alguém sabe de algum outro caso semelhante? Porém um fato me deixou curioso (ou mesmo preocupado) - a falta de publicações na lista de bibliografia sugerida para o concurso. Salvo engano nenhum livro citado menciono alguma coisa sobre o trinômio.

Mas pelo menos estamos vendo mais uma novidade em termos de divulgação da Geodiversidade/ Geoconservaçã o/Geoturismo.

Segundo Úrsula Ruchky, na UFMG também houve um concurso recente para uma vaga em "geodiversidade". O concurso foi no departamento de geologia mas a vaga era de um curso novo que está sendo criado em "ambiente e sociedade".

O concurso exigiu bacharelado em geografia, neste sentido, a idéia não foi do departamento de geologia em si e nem mesmo do de geografia e sim dos profissionais que estão responsáveis pela formatação deste novo curso.

De toda forma, a geodiversidade já faz parte da "nomenclatura" dos concursos, espero que novos abram por aí fortalecendo ainda mais o trinômio.

É isso vamos em frente!

2 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa Sheydder, esse blog tem muito a ajudar aos interessados em difundir o trinômio na comunidade Geocientífica. Minha monografia em Geografia abordou a temática, mas no momento estou trabalhando com legislação ambiental. Estou fazendo especialização em Geoprocessamento, e pretendo mesclar as duas áreas, pois creio que o Geoprocessamento e suas ferramentas, como SIG podem contribuir muito. Sugestões serão bem-vindas. Abraço.


    Munir A. Miguel Filho
    Geógrafo, cursando Especialização em Geoprocessamento - UFPR.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Munirzinho, não esqueça quem tem sua parcela de culpa, afinal, me deu o livro do Brilha quando eu estava começando... =D bjo.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...