sexta-feira, 21 de maio de 2010

O Cariri no Salão do Turismo

Os principais destinos turísticos do Ceará estarão presentes em mais uma edição do maior evento do turismo brasileiro, o 5º Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, que acontece de 26 a 30 deste mês, em São Paulo. As pequenas empresas não poderiam ficar de fora, já que são a grande maioria dos empreendimentos do setor. Participam do evento,diretamente apoiadas pelo Sebrae no Ceará, 25 empresas do litoral Leste e Oeste, extremo Oeste, Cariri e serras cearenses.

As empresas terão a oportunidade de promover e comercializar seus produtos e serviços diretamente com o público consumidor final que planeja as viagens das próximas férias. “É um momento importante para divulgarmos a nossa pousada”, afirma Josueno Feitosa, da Pousada Lagoa Seca, em Juazeiro do Norte, que participa, neste ano, mais uma vez do Salão doTurismo. De acordo com Feitosa,a participação no evento gera sempre uma grande expectativa. “Os resultados não vêm de imediato. É uma semente que plantamos e que germina ao longo do tempo, com muito trabalho e dedicação. Participar do Salão é como regar essa semente”, diz Josueno. Como resultado da participação em anos anteriores,hoje,5%dos hóspedes da pousada são turistas provenientes de São Paulo.

O Cariri participa em peso do Salão do Turismo, promovendo seus principais atrativos e produtos. Um dos destaques é o Geopark Araripe, único geopark do Hemisfério Sul do planeta reconhecido pela Unesco. O Geopark terá um espaço especial no estande do Cearáe, além disso,estará presente no Núcleo do Conhecimento, participando de uma mesa de debate sobre “Desenvolvimento Regional: o papel dos Geoparks”, com o coordenador executivo do Geopark Araripe, professor PatrícioMelo. O debate será no dia 29, às 17 horas, e terá a participação de Guy Martini, representante da Unesco/Espanha; Antonio Theodorovicz, da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais; e Adriana Melo, do Ministério da Integração, que será mediadora.

No artesanato, o Cariri estará presente no estande da Ceart com a apresentação de produtos das Associações Mestre Noza e Mãe das Dores, ambas de Juazeiro do Norte, e do Mestre Expedito Seleiro, tradicional artesão de Nova Olinda. Outro espaço com a participação do Cariri será o da Rede deTurismo de Base Comunitária, organizado pelo Ministério do Turismo (MTur), onde a Fundação Casa Grande, de Nova Olinda, terá um lugar de destaque.

Também durante o Salão do Turismo, a secretária de Turismo de Nova Olinda, Wyldiane Sampaio, entregará à coordenação do Programa de Regionalização do Turismo do Mtur, um relatório das ações realizadas pelo programa na tentativa de articular novas ações e investimentos públicos no Destino Indutor do Cariri.
(texto extraído do Jornal Diário do Nordeste, sex, 21 de maio de 2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...