sexta-feira, 7 de maio de 2010

Proposta de Criação de Geoparque no Seridó - RN

Entre os dias 19 e 21 de abril, técnicos do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) estiveram na região do Seridó potiguar, para dar início ao estudo técnico e diagnóstico para criação do Geoparque Seridó, no estado do Rio Grande do Norte. A região do Seridó é conhecida pelo caráter excepcional de seu patrimônio geológico associado ao aspecto cultural.

A proposta em estudo do Geoparque Seridó inclui levantamento de campo dos diferentes geossítios; cadastramento desses geossítios em planilhas eletrônicas; obtenção de registros fotográficos e confecção de relatório apresentando diagnóstico sobre a proposta.

Ao final dos trabalhos, pretende-se ter catalogado em torno de 30 geossítios distribuídos nos municípios de Acari, Bodó, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Currais Novos, Jardim do Seridó, Lagoa Nova, Parelhas e São Vicente, perfazendo uma área com cerca de 100 km2. Todo o material obtido será divulgado no site da CPRM, incluindo texto explicativo, mapas geológico e geoturístico com locação de geossítios selecionados, modelo digital do terreno, aspectos sociais, culturais e turísticos e dados arqueológicos.

Os geólogos Carlos Schobbenhaus, coordenador nacional do Projeto Geoparques do Brasil, Rogério Valença, coordenador da Superintendência Regional de Pernambuco, e Marcos Nascimento, do Departamento de Geologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte(UFRN), visitaram diversos geossítios durante o período, entre eles estão os de Serra Verde, Mirante Santa Rita, Mina Brejuí em Currais Novos, e Sítio Xique-Xique I em Carnaúba dos Dantas.

Em Currais Novos, no Campus da UFRN, foram apresentadas duas palestras “Projeto Geoparques do Brasil”, ministrada por Schobbenhaus, e “Por que Geoparque Seridó?”, pelo professor Nascimento.


Na foto, os geólogos geólogos Carlos Schobbenhaus, Rogério Valença e Marcos Nascimento.

Estudantes, professores, equipe do Sebrae, secretários de turismo e
proprietários de pousadas da região participaram do evento.

(texto extraído do Boletim eletrônico da CPRM, maio de 2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...