quinta-feira, 17 de junho de 2010

Pontos Geoturísticos do Piauí

Este mapa é um anexo do mapa Geodiversidade do Piauí, lançado em 2009, pela Companhia de Pesquisas em Recursos Minerais - CPRM.

Quero destacar neste mapa o uso do termo "pontos geoturísticos" em sua legenda, configurando-se como um ótimo reconhecimento do trinômio por um órgão federal.

Observe o mapa:




No estado do Piauí, os círculos em lilás (destaque meu) são os pontos geoturísticos do estado apontados pela CPRM: ao norte, o litoral do Piauí, mas precisamente a Pedra do Sal, onde encontramos afloramentos de granitos; a nordeste, a região do Parque Nacional de Sete Cidades, o que abrange também os atributos geologico-geomorfológicos de Pedro II, Castelo do Piauí e podendo incluir também um astroblema que encontramos nesta região; temos também a região de Batalha, que apresenta a Cachoeira do Urubu e a sudeste, a região da Serra das Confusões, abrengendo também o Parque Nacional da Serra da Capivara.

O Piauí no entanto possui bem mais atrativos geomorfológicos que merecem ser pesquisados, como o Canyon do Rio Poty, o povoado Saco do Juazeiro, que apresenta formações belíssimas, as Nascentes do Rio Parnaíba na Chapada das Mangabeiras, dentre outros.
Há um destaque também para os geossítios (circunferencias amarelas; destaque meu). Um deles esta situado na capital, a Floresta Fóssil, encontradas às margens do rio Poty.
O mapa de geodiversidade do Piauí pode ser encontrado no site da cprm < http://www.cprm.gov.br/ > .

2 comentários:

  1. Fico feliz em descobrir um blog que trata do turismo associado à questã geológica e geomorfológica.
    Robson Miguel Lima Oliveira
    Licenciado em Geografia - UESPI
    Presidente da Associação dos Condutores de Turistas e Visitantes de Castelo - CONDATUR
    www.condatur.wordpress.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...