quarta-feira, 16 de junho de 2010

Museu de Paleontologia do Cariri Será Reaberto

Símbolo do Museu de Paleontologia de Santana do Cariri

O Museu de Paleontologia de Santana do Cariri, detentor de um dos maiores acervos de fósseis do Brasil, será reaberto até o final deste mês de Junho, segundo a direção do mesmo.


[...]Alexandre Kellner, professor do Museu Nacional de Universidade Federal do Rio de Janeiro, escolheu os fósseis do Araripe como foco de sua pesquisa e desde a década de 1980 vai à região pesquisar principalmente os répteis fósseis e mais especificamente os fósseis de pterossauros.


[...]O professor fez uma abordagem em palestra na Universidade Regional do Cariri sobre "A importância dos museus de paleontologia: por que investir neles?". Ele destacou a situação de museus de outros lugares e o que eles fazem para ter diálogo com a sociedade. "Museu que não dialoga com a sociedade, está condenado à extinção. E uma sociedade que não investe em museus, está parcialmente extinta", afirma ao acrescentar que é esta mensagem, que dá com exemplos concretos com museus da Argentina, o que ganharam e conquistaram como menos fósseis do que o Cariri.


[...]Para quem conhece praticamente todos os locais de destaque nessa área de pesquisa, Kellner salienta que a quantidade de fósseis do Araripe e a preservação são excepcionais. Ele destaca o fóssil mais famoso do Brasil, o dinossauro terópode Santaraptor placidus, encontrado na região, com o tecido mole preservado, ou seja, o couro do animal,com fibras musculares e vasos sanguíneos petrificados.

[...] “Vejo um potencial inexplorado. Temos que formar pesquisadores na região. A riqueza está no quintal de casa. Formar gente aqui é ciência que vai ser produzida. Essa região vai ser fantástica”, disse ele.

(Fonte: Jornal Diário do Nordeste, 16 de Junho de 2010. Mais informações sobre musealização e sua importância para a geodiversidade, você encontra em um trabalho de dissertação disponível para download no blog intitulado "Geoconservação e Musealização)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...