terça-feira, 15 de junho de 2010

Potencial Brasileiro para Criação de Geoparques

O Projeto Geoparques do Serviço Geológico do Brasil objetiva identificar, descrever, classificar, catalogar, georreferenciar e divulgar os parques geológicos do Brasil, bem como definir diretrizes para o seu desenvolvimento sustentável.

O mapa abaixo indica algumas áreas do Brasil que já foram catalogadas ou que estão em fase de conclusão dos seus relatórios. (clique no mapa para visualizar melhor)







O destaque neste mapa é o Quadrilátero Ferrífero, em Minas Gerais, que está entre os 3 maiores candidatos à se tornarem Geoparks no Brasil.
A Profa Dra Úrsula Ruchkys (UFMG) elaborou sua tese denominada "Patrimônio Geológico e Geoconservação no Quadrilátero Ferrífero - MG: potencial para criação de um geoparque da UNESCO", onde aponta os potenciais geoturisticos desta região.

Para sua identificação, um parque geológico deve ter uma área suficientemente grande para incluir diversos sítios que podem ser seguidos e visitados através de roteiros definidos que, tomados em conjunto, mostram registros importantes da história geológica da região e/ou do planeta ou beleza cênica excepcional, podendo incluir aspectos arqueológicos, ecológicos, históricos e culturais.

O mapa abaixo mostra mais áreas que também apresentam potencial e que necessitam ser estudadas. (clique no mapa para visualizar melhor)


Até o momento, o Brasil possui um único geoparque reconhecido pela UNESCO, o Geopark Araripe, no sul do Ceará. O próximo a passar pela avaliação é o da Bodoquena-Pantanal, seguido pelo Quadrilátero Ferrífero.

Temos muito o que pesquisar! =D

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...