quinta-feira, 22 de julho de 2010

Novidades no Blog



Olá queridos leitores,
hoje disponibilizei mais dois trabalhos na caixa Material para Download:
  • o GeoGlossário, um pequeno dicionário de conceitos geológicos-geomorfológicos;

  • e a dissertação Estabelecimento de critérios e parâmetros para a valoração do patrimônio geológico português, de Maria Helena Almeida da Fonseca.

Há também uma nova caixa de links intitulada Artigos GGG, que trará diversos artigos científicos sobre o trinômio. Hoje disponibilizei 12 artigos e mais os Anais do VIII Congresso de Geologia de Portugal, mais precisamente o volume 18.

Aproveito também para divulgar o Congresso Internacional de História e Patrimônio Cultural, que será realizado entre os dias 11 a 15 de outubro de 2010 na Universidade Federal do Piauí, em Teresina.

E qual a relação deste congresso com o trinômio?

Bem, o Simpósio Temático nro 18 intitulado "Patrimônio Ambiental:meio ambiente e desenvolvimento" é uma proposta do Mestrado de Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA-UFPI) e uma boa oportunidade de apresentarmos trabalhos na linha do triômio, que está intimamente ligado ao desenvolvimento sustentável.

Este evento é um espaço de discussão de saberes no campo da História, Arqueologia, Antropologia, Direito, Políticas Públicas, Educação, Meio Ambiente, Patrimônio Cultural, com ênfase nesta edição para o patrimônio cultural de natureza imaterial [em 2010, completam-se 10 anos de aprovação do decreto 3.551/2000, que instituiu o Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial que constituem patrimônio cultural brasileiro] e para as reflexões sobre o ensino da cultura afro-brasileira e indígena.

Portanto, é um espaço privilegiado para intercâmbio de saberes, experiências e práticas no campo da produção acadêmica, científica e no ofício e modos de fazer de educadores e formadores de opinião, o que possibilitará discussões em níveis e tendências diversas, vez que congregará vários agentes sociais e instituições, engajados na defesa das fontes e manifestações culturais de interesse público.

Ao longo do evento ocorrerão conferências, mesas temáticas, comunicações [Simpósios Temáticos], mostra de filmes, exposições fotográficas e lançamentos de livros, além de apresentações de grupos artísticos locais.

Contará com profissionais, jovens pesquisadores e comunidade em geral, além de conferencistas e palestrantes locais, nacionais e de outros países. Este ano, contamos com as parcerias dos Programas de Pós-Graduação da UFPI [História, Educação, Políticas Públicas, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Antropologia e Arqueologia] e com o Núcleo de Pesquisa IFARADA.

Mais informações sobre o evento no site < http://www.anpuhpi.org.br/congresso/apresentacao >

Um VIVA ao GGG! =D

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...