terça-feira, 31 de agosto de 2010

1° Workshop Latino Americano e Caribenho de Geoparques


Como Criar e Gerenciar Geoparques

de 17 a 19 de Novembro de 2010

Juazeiro do Norte - CE



Um geoparque é um território com patrimônio geológico de relevância internacional, contendo igualmente aspectos de natureza arqueológica, ecológica, histórica e/ou cultural. Todos estes aspectos devem fazer parte de uma estratégia integrada de proteção, educação e de desenvolvimento sustentável. Apesar do conceito de geoparque estar sendo largamente utilizado na Europa e Ásia para reconhecer áreas com importantes valores geológicos, o seu impacto na América Latina e Caribe é ainda limitado. Assim, o Geopark Araripe (Ceará, Brasil), em cooperação com a UNESCO, organizam o 1º Workshop Latino Americano e Caribenho de Geoparques, de modo a reunir geólogos, geógrafos, especialistas em desenvolvimento local, turismo e cultura, educadores e representantes políticos dos países da América Latina interessados na proteção e valorização do patrimônio natural e cultural, com vista à promoção de um desenvolvimento sustentável.


Objetivo
Melhorar o conhecimento sobre a criação e gestão de geoparques nos países da América Latina e Caribe, especialmente daqueles interessados ou envolvidos no desenvolvimento de projetos de geoparques.

Programa
Serão ministradas palestras por especialistas convidados de renome mundial sobre assuntos específicos relacionados com o objetivo do workshop. De modo a promover a discussão entre todos os participantes, o programa inclui um espaço para apresentação de painéis e esclarecimento de dúvidas. Haverá, também, um momento para apresentação oral apenas dos projetos de geoparques cujas candidaturas já foram encaminhadas à UNESCO.

Especialistas Convidados
  • Álamo Saraiva (Geopark Araripe, Brasil)
  • Artur Sá (Geopark Arouca, Portugal)
  • Claudia Eckhardt (Geopark Bergstrasse-Odenwald, Alemanha)
  • Denise Gorfinkiel (UNESCO, Uruguai)
  • Guy Martini (Rede Européia de Geoparques & Geopark Réserve Géologique de Haute Provence, França)
  • Francisco Idalécio Freitas (Geopark Araripe, Brasil)
  • Ibrahim Komoo (Rede de Geoparques da Ásia-Pacífico e Geopark Langkawi, Malásia)
  • José Patrício Melo (Geopark Araripe, Brasil)
  • Margaret Patzak (UNESCO e Rede Global de Geoparques, França)
  • Milagros Perez Villalba (Junta de Andalucía, Espanha)
  • Nickolaos Zouros (Rede Européia de Geoparques e Geopark de Lesvos Petrified Forest, Grécia)
  • Patrick McKeever (Rede Européia de Geoparques e Geopark Marble Arch Caves, Irlanda).

Visita de Campo
Está prevista a realização de uma visita de campo pós-workshop de um dia ao Geopark Araripe

Resumos
O envio de contribuições para apresentação na forma de painel é bem vinda. Todos os interessados em apresentar um painel sobre projetos de geoparques devem enviar o resumo de uma página para o Secretariado do Workshop, de acordo com as regras disponíveis no website do evento, a ser divulgada brevemente.

Idioma
Os idiomas oficiais do evento são: Português, Espanhol e Inglês. Durante o workshop serão disponibilizados serviços de tradução simultânea.


Inscrição
A inscrição será realizada on-line no website do Workshop. As instruções para o pagamento estarão disponíveis no mesmo website.

Taxas Importantes
Inscrição no workshop: R$ 350 (inclui translados entre o aeroporto de Juazeiro do Norte e os hotéis associados e dos hóteis ao local do evento, almoços, coffee-breaks e documentação).
Excursão: R$100 (inclui transporte e lanche).

Datas Importantes

Envio de Resumos até 30 de Setembro


Inscrição e Pagamento até 15 de Outubro


E-mail: worksho.lac.2010@urca.br


WebSite: http://www.geoparkararipe.org/



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...