sábado, 18 de setembro de 2010

... E foi um Sucesso!

Professores Marcos Nascimento, Diamantino e Paulo
Foto: Sheydder, 2010


Olá caros leitores,

gostaria de registrar aqui no blog a presença dos professores Marcos Nascimento (UFRN), Diamantino e Paulo Pereira (UMinho) no VIII Simpósio Nacional de Geomorfologia ocorrido nesta última semana em Recife - PE, onde ministraram a mesa-redonda Geomorfologia e Conservação do Patrimônio Natural.

Diamantino iniciou a mesa, falando um pouco sobre o trinômio em Portugal, em seguida Marcos fez uma explanação do trinômio no Brasil e Paulo expôs alguns métodos de inventariação do patrimônio geomorfológico.

É uma alegria ver o trinômio com um espaço em um evento tão importante como o SINAGEO. Os trabalhos, que já citei em um post anterior, possivelmente serão disponibilizado por Marcos nos arquivos de nosso grupo Geoturismo_brasil.

Uma das falas que achei mais importantes, dita por Marcos, é que "o trinômio não deve ser mais citado como uma linha recente no Brasil, afinal, já são quase 10 anos de pesquisa e já temos muitas publicações e espaço em eventos nacionais e internacionais".

Outra fala importante, dita por Diamantino, é que "deve-se ter cautela ao trabalhar com Geoparques, para que não se perca a sua essência, que é a geoconservação, a educação e o desenvolvimento econômico sustentável".

Um dos trabalhos orais apresentados que também achei muito interessante, foi o de Vanda Claudino-Sales (UFC), intutulado "Paisagens geomorfológicas espetaculares: geomorfossítios do Brasil", onde ela apresenta uma visão geral da política nacional para geossítios, analisando particularmente a situação para os sítios definidos como de natureza geomorfológica.

Fica a espera de no próximo ano ocorrer o I Simpósio Nacional de Patrimônio Geológico, previsto para ocorrer no Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...