domingo, 23 de janeiro de 2011

Geoturismo no Wikipédia

O geoturismo é uma nova modalidade da atividade turística praticado, principalmente, em áreas naturais, como também em áreas urbanas. Quando comparado com outros segmentos, pode-se dizer que as pesquisas ainda são recentes.

O termo geoturismo passou a ser amplamente divulgado a partir da década de 1990, após a publicação de trabalhos do pesquisador inglês Thomas Hose em uma revista científica de interpretação ambiental, que o definiu como sendo:

a provisão de serviços e facilidades interpretativas que permitam aos turistas adquirirem conhecimento e entendimento sobre a geologia e geomorfologia de um sítio (incluindo sua contribuição para o desenvolvimento das Ciências da Terra), além da mera apreciação estética (HOSE, 2008, p.221)

Posteriormente, no ano 2000, o autor redefiniu o termo acrescentando a necessidade de além de prover serviços e facilidades interpretativas, promover os valores e os benefícios sociais dos lugares.

Segundo Gates (2008, p.157) “geoturismo é um novo termo para uma idéia relativamente antiga e como tal, apresenta definições conflitantes”.

Em 2001, a National Geographic Society (NGS) e a Travel Industry Association (TIA) dos Estados Unidos, definiram geoturismo como “o turismo que mantém e reforça as principais características geográficas de um lugar” (NASCIMENTO; AZEVEDO; MANTESSO-NETO, 2007). Esta definição diferencia-se das demais por não considerar o geoturismo como uma atividade essencialmente ligada aos aspectos da geologia e geomorfologia. Hose (2008) faz uma crítica à esta definição pelo fato da National Geografic Society não ter levado em consideração trabalhos anteriores.

Dowling & Newsome (2006) consideram o prefixo “geo” uma referência à geologia e geomorfologia assim como à todos os elementos que compõem a geodiversidade, valorizando todos os processos que originam e modelam estes elementos.

Dowling (2009) faz uma referência em seu artigo intitulado "The growth of global geotourism" ao conceito de geoturismo postado no site do Wikipédia, lembrando a necessidade de correção deste conceito, pela comunidade científica, no site para impedir a veiculação errônea da definição do termo.

Veja o site: http://en.wikipedia.org/wiki/Geotourism


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...