quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

GGG é Incluído na Grade Curricular de Curso de Geografia

O curso de Geografia da Universidade Federal do Amapá/UNIFAp é o primeiro curso de instituição de ensino superior do Brasil a contar em sua grade curricular com a disciplina Geodiversidade.

Dessa forma, o curso e por extensao a UNIFAP abrem uma larga frente na nova ordem das Ciencias da Terra, tendencia mundial no trato dos 4GEO'S (Geoconservação, Geoturismo Geodiversidade e Geoparques).

Não obstante, no Programa de Pós-graduação Mestrado em Desenvolvimento Regional - MDR/UNIFAP tem sido desenvolvido desde 2007 pesquisas objetivando reforcar a linha do GGG no Estado do Amapá.

Em julho de 2010 a primeira dissertacao de Mestrado dentro da tematica foi concluida. Trata-se da dissertacao do prof. Olavo Fagundes Silva, intitulada: "Estradas e trilhas no ordenamento territorial e turismo sustentável na resex do Cajari-AP: utilização de SIG's como ferramenta de mapeamento e caracterização".

O Prof. Dr. Marcos Nascimento lembra as preocupações dos geocientistas em levar nosso Simpósio de Monumentos Geológicos para a região norte devido à baixa receptividade em termos de resumos e de público visto a pouca quantidade de pesquisadores na temática naquela região.

"quem esteve no 45 CBG percebeu que estavamos preocupados sem razão. Batemos a qdade de resumos do 44 CBG, tivemos uma participação enorme do público e inúmeros trabalhos falando sobre a geodiversidade do Norte. Dentre eles a do amigo Valter, falando sobre uma área do Amapá. Agora com tudo isso que ele mostrou, percebo que o Brasil, mesmo tão grande, está repleto de ações a favor dos 4 GEO´s e que temos pesquisadores nos quatro cantos deste país" (Prof. Dr. Marcos Nascimento).

A GEODIVERSIDADE É UMA REALIDADE AMAZONIDA ATRAVES DA UNIFAP.


Esta informação foi prestada pelo Professor Dr. Valter Gama de Avelar, geólogo da Universidade Federal do Amapá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...