domingo, 5 de junho de 2011

Dia Mundial do Meio Ambiente

Porque MEIO ambiente e não ambiente INTEIRO?

Na visão de um geólogo que tem na Geodiversidade (variedade de ambientes geológicos, fenômenos e processos geradores de paisagens, rochas, minerais, fósseis, solos e outros depósitos superficiais que constituem a base para a vida na Terra) um de seus campos de trabalho, realmente o ambiente é tratado como metade.

Metade porque infelizmente no ambiente as atenções estão voltadas (quase que exclusivamente) ao meio biótico (a nossa Biodiversidade), deixando de lado o meio físico ou abiótico (também conhecido como Geodiversidade).

Apesar de ter aparecido acerca de 20 anos, esse termo é pouco conhecido pela sociedade. Porém não deveria ser assim, já que os seres humanos são inteiramente dependentes da Geodiversidade e de seus processos naturais.

Se olharmos quais são os elementos da Geodiversidade (minerais, rochas, relevo, fósseis, solos, entre outros), iremos perceber que não podemos viver sem os minerais e as rochas (matérias- prima para construir tudo o que necessitamos hoje), sem o relevo (apenas contemplando como mera apreciação estética da paisagem), sem os fósseis (úteis para entendermos melhor o passado, compreender o presente e melhor prever o futuro) e sem os solos (de onde retiramos boa parte de nossos alimentos).

Devemos ter consciência de que dependemos da Geodiversidade para assim podermos dar o verdadeiro valor e a importância a ela. Se hoje os noticiários mostram terremotos, tsunamis, deslizamentos de terras é simplesmente porque a Terra mostra sua dinâmica e portanto depender que isso ocorre vai nos ajudar a prever e trabalhar esses e outros desastres naturais.

Uma conscientização ambiental só será contemplada se além da Biodiversidade, também conhecermos a Geodiversidade. Aí sim, teremos o ambiente INTEIRO e não só o MEIO ambiente.

Todos possuem responsabilidade também sobre a Geodiversidade, sejam cientistas, professores, políticos, gestores públicos, estudante e sociedade em geral.

Texto de Marcos Antonio Leite Nascimento, geólogo; professor do Departamento de Geologia da UFRN, em comemoração ao dia Mundial do Meio Ambiente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...