segunda-feira, 11 de julho de 2011

Piauí é Rico em Ferro

O superintendente regional do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), residência Teresina, Antônio Reinaldo Soares Filho, informou que a instituição concluiu os mapeamentos geológicos feitos nos municípios Coronel José Dias e Avelino Lopes, sudeste do Piauí. O trabalho foi encerrado com duas folhas (mapas) que foram enviados para o Departamento de Marketing da CPRM , para que sejam impressas e lançadas em outubro, em audiência pública, no Palácio de Karnak, sede do Governo.

Segundo Reinaldo Soares, nos dois municípios foram encontradas grandes ocorrências de ferro.

"São regiões potencialmente mineradoras, geradoras de muita riqueza, mas a gente precisar incentivar as empresas que vierem explorar o minério a beneficiá-lo com uma cadeia de siderúrgicas. Não é preciso ser uma grande siderúrgica, mas uma minisiderúrgica. Com isso a gente agrega valor ao nosso mineral, gerando riqueza na região".

Os solos da região de Coronel José Dias e Avelino Lopes estão sob estruturas Cristalinas. Existem máquinas de desmonte para extrair o minério em grande profundidades, mas nesta região o minério está aflorando. As mineradoras já podem explorar o ferro na superfície.

Os últimos mapeamentos feitos pela CPRM no Piauí ja passam de dez anos. O último mapeamento tinha sido feito na região de Riacho Queimado, que corresponde aos municípios de Paulistana e Queimada Nova, que serviram como guia para a seleção de áreas que as grandes mineradoras estão fazendo pesquisas para exploração de ferro e manganês.

A Companhia Siderúrgica Nacional está interessada em pesquisar e explorar os minerais ferromagnesianos do Piauí. A empresa é de Volta Redonda, Rio de Janeiro.

Atualmente são oito geólogos responsáveis pelo mapeamento da área.

Temos aí uma excelente área carente em pesquisas ;)

Fonte: Portal Meio Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...