quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Quadrilátero Ferrífero Concorre para ser Reconhecido na Rede Geopark

Considerada a maior província mineral do Brasil, o Quadrilátero Ferrífero está perto de ser reconhecido não só por seus minérios, mas por seus valores ecológicos, arqueológicos, históricos e culturais, tornando-se um dos 77 Geoparks reconhecidos pela Rede Global de Geoparks.

Foi esse o compromisso firmado na última reunião do dia 11 de agosto, no qual a reitoria da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) indicou os professores Carlos Alberto Pereira e Issamu Endo para integrarem o Comitê de Gestão do Geopark Quadrilátero Ferrífero. Além deles, o geólogo Paulo de Tarso Amorim, um dos participantes do Dossiê de Candidatura, também foi indicado.

Entre as ações deste Comitê está a implantação de um Mapa Turístico do Geopark, uma importante ferramenta no reconhecimento e melhor aproveitamento do patrimônio geológico, que deverá ser lançada na próxima semana.

A região do Quadrilátero Ferrífero é sede de Áreas de Proteção Ambiental e Unidades de Conservação como o Parque Estadual do Itacolomi, a Floresta Uaimii e a Estação Ecológica de Tripuí.

A avaliação para a adesão do Geopark Quadrilátero Ferrífero à Rede Global de Geoparks acontece entre os dias 27 de agosto e 02 de setembro.

O Dossiê completo do Geopark pode ser baixado através do SITE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...