quarta-feira, 21 de março de 2012

Geoparque Seridó é Tema de Programa da Rede Tv

(texto de Marcos Nascimento)

Entre os dias 15 e 18 de março de 2012 a equipe de reportagem da Rede TV (afiliada de Fortaleza/CE) esteve no Seridó potiguar para as gravações do Programa Good News. O tema escolhido foi o Geoparque Seridó.

A equipe, durante esses dias, em companhia do Prof. Marcos Nascimento (UFRN) e Yves Guerra (SEBRAE), visitou vários geossítios, conversou com os moradores locais e artesãos, com guias/condutores de turismo e demais pessoas que fazem parte dessa mobilização para tornar o Geoparque Seridó uma realidade. A ideia é reforçar a importância científica, turística, social e cultural da região.

Os geossítios visitados foram Pico do Totoró, Cruzeiro, Cânion dos Apertados e Mina Brejuí (Currais Novos); Açude Gargalheiras e Cruzeiro (Acari); Sítio Arqueológico Xiquexique (Carnaúba dos Dantas); Açude Boqueirão e Serra da Igrejinha (Parelhas); e Serra Verde (Cerro Corá). Nestes locais a equipe teve a oportunidade de conhecer os valores científico, educativo e turístico e a importância da conservação dos mesmos.

Além dos geossítios foram visitados também o Museu Histórico/do Sertanejo em Acari, bem como os artesãos Dimas Ferreira (escultura em granito), Inácio Lima (artesanato em minerais e rochas) e Ambrósio Córdula (arte sacra).

Em alguns geossítios e no Museu Histórico/do Sertanejo a equipe da Rede TV foi guiada por profissionais que já trabalham na região, como Raiane Araújo (Pico Totoró e Cruzeiro de Currais Novos), Damião Carlos (Sítio Arqueológico Xiquexique), Roni Von (Serra Verde), Jorge Santos/Odon (Mina Brejuí) e Maria da Guia (Museu). No sábado a Rede TV ainda acompanhou na prática um grupo de turistas guiado pela equipe do Pé na Estrada Trilhas Ecológicas (http://www.penaestradatrilhas.com.br) sob o comando de Gilson Bezerra, onde foram visitados o Sítio Arqueológico Xiquexique e a Serra da Capelinha, neste último com direito a subida na serra com o grupo de jipeiros de Parelhas.

O Geoparque Seridó faz parte de um projeto maior, coordenado pelo Serviço Geológico do Brasil do Ministério de Minas e Energia do Governo Federal, denominado Geoparques do Brasil, contando hoje com 28 propostas avaliadas, em avaliação e programadas (http://www.cprm.gov.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=134). Dentre as quais a proposta Geoparque Seridó já se encontra finalizada, com o inventário realizado pela equipe do Serviço Geológico do Brasil em parceira com o Departamento de Geologia da UFRN (http://www.cprm.gov.br/geoecoturismo/geoparques/serido/index.html), sob a coordenação do Prof. Marcos Nascimento.

A equipe da Rede TV era formada pela repórter Clarissa Capistrano, cinegrafista Fred Marques e Auxiliar/Motorista Teixeira.

Vejam algumas fotos:

Foto 1 – Cânion dos Apertados, em Currais Novos, formado em quartzitos (rocha metamórfica rica em quartzo).


Foto 2 – Paisagem do Açude Gargalheiras formada por granitos com 580 milhões de anos.


Foto 3 – Filmagem próxima a barragem do Açude Gargalheiras.


Foto 4 – Artesão Dimas Ferreira esculpindo uma peça em granito.


Foto 5 – Geoforma Pedra da Santa.


Foto 6 – Seu Deca e Dona Pretinha protetores do Sítio Arqueológico Xiquexique.


Foto 7 – Guia Damião Carlos, de Carnaúba dos Dantas, falando sobre as pinturas rupestres.


Foto 8 – Metaconglomerados (rocha metamórfica rica em diferentes fragmentos).


Foto 9 – Vista sobre a Serra da Capelinha formada por metaconglomerados.

Foto 10 – Final do dia abençoado com um belo pôr do sol.


Foto 11 – Guia Roni Von, de Cerro Corá, explicando a Casa de Pedra em Serra Verde.


Foto 12 – Cinegrafista filmando a Pedra do Nariz em Serra Verde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...