sábado, 10 de março de 2012

Grupo Universitário de Pesquisas Espeleológicas


O Grupo Universitário de Pesquisas Espeleológicas foi fundado em 25 de Agosto de 1985, na cidade de Ponta Grossa – PR. Mais de duas décadas que o GUPE existe e vem realizando atividades educacionais e pesquisas com o objetivo de conservar as cavidades subterrâneas da região, trabalhos realizados com grandes esforços pelos membros fundadores e os primeiros sócios.

Quando ainda as estradas eram todas de terra, que ao chover se tornavam lamacentas, no tempo em que não era fácil adquirir veículos automotores, quando ainda não havia internet, na época em que poucos conheciam as belezas naturais da região, o GUPE estava começando as explorações e prospecções em cavernas de Ponta Grossa e região, aqueles dedicados desbravadores construíam a história e eternizavam o nome do Grupo Universitário de Pesquisas Espeleológica.

Atualmente, o GUPE possui 25 membros mais o Conselho Deliberativo, envolvendo acadêmicos de Geografia, Biologia, Direito e Engenharia de Materiais (UEPG) e Engenharia Eletrônica (UTFPR), professores da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e membros da comunidade. O GUPE possui parceria com o Projeto Caverna – Geoturismo e Roteiros Pedagógicos, Grupo de Escalada Cidade de Pedra (GECP), XETÁ – Experiência ao ar livre, RESSEG – Ecologia e Aventura e SOLO – Esportes radicais.

A atual Coordenadoria do GUPE parabeniza e saúda aos Membros Fundadores deste Grupo que possui uma longa história construída através de muito trabalho e dedicação. Nossos sinceros votos de estima e apreço aos Membros Fundadores: José Mario Budny, Mario Cezar Lopes, Moisés Ferreira de Lima, Gilmar Budny, Silvia Méri Carvalho, Leonardo Wambier e Wadislaw Budny (in memorian).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...