quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Anais do 46° Congresso Brasileiro de Geologia


Os Anais registram as contribuições técnicas-científicas apresentadas nos simpósios 30 – Geodiversidade e Geoconservação e 31 – Geoparques e Geoturismo da grande área Patrimônio Geológico durante o 46º Congresso Brasileiro de Geologia, ocorrido nos dias 02 e 03 de outubro de 2012, na cidade de Santos/SP. Vale lembrar que esta temática era contemplada, em eventos anteriores, apenas em um único simpósio, contudo este ano foi necessário dividi-la em dois simpósios.

Ao todo foram publicados 113 trabalhos, sendo 58 resumos no Simpósio 30 – Geodiversidade e Geoconservação (sendo 13 sob a forma de apresentações orais e 45 no formato pôster) e 55 resumos no Simpósio 31 – Geoparques e Geoturismo (sendo 13 sob a forma de apresentações orais e 42 no formato pôster).

 Esses números mostram o quanto estamos crescendo em quantidade, e para quem assistiu as apresentações e viu os pôsteres sabe que também estamos crescendo em qualidade. Para termos uma ideia, se não tivéssemos individualizado a temática em 2 simpósios, no 46º CBG, teríamos recebido a maior quantidade de resumos (113). Os que chegaram mais próximos alcançaram 97 resumos (Simpósio Paleoambientes e Paleontologia) e 96 resumos (Simpósio Bacias Sedimentares Intracratônicas e Riftes Fanerozóicos). Dos 37 simpósios ficamos em 10º com 58 resumos no SP 30 – Geodiversidade e Geoconservação e 11º com 55 resumos no SP 31 – Geoparques e Geoturismo. Ficamos na frente de simpósios clássicos como Terrenos Neoproterozóicos, Neotectônica e Sismicidade Intraplaca, e Sensoriamento Remoto.

Esses trabalhos mostram uma panorâmica atual das atividades relacionadas aos 4 “GEOs” (Geodiversidade, Geoconservação, Geoturismo e Geoparques) no Brasil. Vale salientar que se encontra aqui também as conferências do Geól. Patrick James (University of South Australia) intitulada We Are The World: Telling Great Stories About Our Urban Geoheritage e do Econ. Antonio Carlos Gomes Duarte (Geoparque Arouca – Portugal) com o título Conceitos para um Desenvolvimento Sustentável: Estudo do Caso do Geopark Arouca. Ambos são responsáveis por inúmeras publicações e divulgação dos temas em seus países, Austrália e Portugal, respectivamente.

Assim, a coordenação destes simpósios espera estar contribuindo com a divulgação do patrimônio geológico brasileiro e em paralelo permitindo ações para a sua geoconservação.

(QUEM DESEJAR OS ANAIS DO EVENTO, ENTRAR EM CONTATO COMIGO VIA E-MAIL OU BAIXAR PELA PÁGINA DO TRINÔMIO NO FACEBOOK. )

2 comentários:

  1. Olá. Não estou achando a página no face para eu curtir e baixar os anais do 46 CBG

    um forte abraço.

    ResponderExcluir
  2. Não consigo achar os Anais... estou precisando com urgência... já passei um e-mail e não tive resposta!!

    Favor disponibilizar os Anais do Evento com maior facilidade para os pesquisadores!!

    Grata!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...