sexta-feira, 22 de março de 2013

Abequa 2013


XIV Congresso da Associação Brasileira de Estudos do Quaternário 



A Associação Brasileira de Estudos do Quaternário (ABEQUA), criada em 1984, é uma entidade científica sem fins lucrativos, que se destina a reunir os pesquisadores do Quaternário. A cada dois anos, é realizado o Congresso da ABEQUA, tendo como objetivo reunir pesquisadores e alunos atuantes nesta área das Geociências, a fim de divulgar as produções científicas resultantes dos estudos realizados, em sua maioria, no meio acadêmico, contando também com a participação de outras instituições de pesquisa e da indústria no Brasil e exterior, com propósitos voltados para o desenvolvimento da ciência, dos aspectos sócio-econômicos e do homem.

A ABEQUA tem como objetivos principais:
 - congregar todos que se dediquem aos múltiplos aspectos da pesquisa do Quaternário;
 - incentivar estudos do Quaternário e manter intercâmbio com associações congêneres de outros países, como a INQUA (International  Union for Quaternary Research) e outros organismos internacionais;
 - promover o aperfeiçoamento de pesquisadores nas diversas especialidades abrangidas pelas pesquisas do Quaternário;
 - realizar periodicamente reuniões científicas onde sejam relatados e debatidos assuntos de interesse para o desenvolvimento do estudo do Quaternário no Brasil;
 - manter publicações periódicas contendo trabalhos que divulguem informações de interesse para os membros da Associação.

O XIII Congresso da ABEQUA, realizado em outubro de 2011 em Búzios(RJ), a exemplo dos congressos anteriores, foi um sucesso, contando com ampla participação de pesquisadores brasileiros e estrangeiros.

Pretendemos também repetir o sucesso dos eventos anteriores durante o XIV Congresso da ABEQUA, na cidade de Natal (RN), no período de 04 a 08 de agosto de 2013, no Hotel PraiaMar. Na oportunidade, trabalhos científicos completos serão reunidos para submissão à revista nacional Quaternary & Environmental Geosciences e uma revista internacional (em negociação).

A motivação para organizar e sediar o XIV Congresso da ABEQUA na cidade do Natal, nasceu da possibilidade de se ampliar a discussão sobre o Quaternário da região Nordeste do Brasil, que apresenta características diferenciadas de outras regiões do Brasil.

O tema central do XIV Congresso da ABEQUA será “QUATERNÁRIO: PROCESSOS NATURAIS E ANTRÓPICOS. UM DESAFIO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL”, reconhecendo a importância de se compreender a relação entre os processos naturais e antrópicos no Quaternário, para decifrar diversos eventos atuais e pretéritos, desde a origem e evolução da vida humana às mudanças climáticas, visando contribuir para uma melhor compreensão das alterações ambientais futuras e, aomesmo tempo, subsidiar o desenvolvimento econômico-social sustentável nos tempos modernos.

Envio de resumos até dia 31 de março de 2013.

Lembrando também que Marcos Nascimento irá coordenar a mesa "Geodiversidade e Geoconservação no Quaternário: discussões e desafios".

 Para maiores informações: http://www.abequa.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...