terça-feira, 12 de março de 2013

Fórum Brasileiro de Geoparques


Representantes da UNESCO, Rede Global de Geoparques, Geopark Araripe e Serviço Geológico do Brasil (CPRM) reuniram-se no dia 28 de fevereiro passado, no escritório da UNESCO em Brasília, para discutir proposta de criação de um Fórum Brasileiro de Geoparques.

O Fórum a ser criado representará entidade encarregada de receber propostas de geoparques aspirantes no país e deverá estabelecer e manter procedimentos e critérios para a pré-seleção de novos Geoparques brasileiros que submeterão proposta à Rede Global de Geoparques (Global Geoparks Network – GGN).

Cada proposta para a criação de um geoparque no Brasil será avaliada por esse Fórum com base no valor das características geológicas presentes no geoparque aspirante e sua aderência às diretrizes e critérios da Rede Global de Geoparques (GGN) sob os auspícios da UNESCO.

Durante a reunião foi proposta a realização de um encontro na representação da UNESCO em Brasília, com o objetivo de formalizar a criação do Fórum Brasileiro de Geoparques. Propõem-se a participação nesse fórum de representantes do Conselho de Gestão do Geopark Araripe e de órgãos governamentais em nível federal responsáveis pela condução das políticas públicas de geração e difusão do conhecimento geológico, gestão do patrimônio geológico e mineral, turismo, cultura, proteção ambiental, desenvolvimento sustentável e relações exteriores.

Na referida reunião estiveram presentes Celso S. Schenkel, coordenador de Ciências Naturais da UNESCO em Brasília, Flávia Fernanda de Lima, consultora da GGN/UNESCO, José Patrício Pereira Melo, coordenador Adjunto do Conselho de Gestão do Geopark Araripe e vice-reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA) e Carlos Schobbenhaus, coordenador Nacional do Projeto Geoparques da CPRM.

Fonte: CPRM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...