quarta-feira, 17 de abril de 2013

Chuva de Meteoros em Abril


O mês de abril registra, anualmente, uma grande chuva de meteoros. Assim, até o próximo dia 25, o céu estará repleto de “estrelas cadentes”, sendo facilmente observadas a olho nu no Brasil, sobretudo nas regiões Norte e Nordeste, se não houver muitas nuvens. Essa chuva de meteoros é chamada de “Liríadas”, pois irradia da constelação de Lira, e terá seu ápice na madrugada do dia 22.
Os meteoros são pequenos corpos celestes que se deslocam no espaço e entram na atmosfera da Terra, queimando parcial ou totalmente devido ao atrito com a atmosfera terrestre e ao contato com o oxigênio. Este fenômeno deixa um risco luminoso no céu, que é popularmente chamado de “estrela cadente”.
Uma chuva de meteoros ocorre quando a Terra cruza a órbita de algum cometa, o que faz com que pequenos fragmentos que o cometa deixa ao longo da sua órbita penetrem a atmosfera num curto intervalo de tempo e em trajetórias quase paralelas. Nas Liríadas, conhecidas como “estrelas de abril”, o fluxo de entrada na atmosfera terrestre é de 10 a 20 meteoros por hora, quantidade que pode chegar até a 100.
As chuvas de meteoros não representam riscos para a Terra e acontecem em praticamente todos os meses, algumas com mais intensidade e ampla visibilidade, como as Liríadas.

Fonte: Observatorio Nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...