sábado, 13 de abril de 2013

Site do Ar: II SBPG


Em setembro de 2013 será realizado em Ouro Preto, Minas Gerais, o GeoBRheritage - II Simpósio Brasileiro de Patrimônio Geológico. Organizado conjuntamente pela UFOP e UFMG, com apoio do Geopark Quadrilátero Ferrífero, esse evento pretende avançar nos rumos traçados durante o I Simpósio, realizado no Rio de Janeiro, em 2011. Nele teremos a oportunidade de discutir temas relativos ao patrimônio geológico natural, construído e mineiro segundo as vertentes da geoconservação, do ensino e da sustentabilidade e de projetos geoturísticos.

Neste encontro, a exemplo do realizado no Rio de Janeiro, contaremos com a participação de pesquisadores de diversos países da comunidade internacional para alguns dias de intercâmbio de experiências, conhecimento mútuo e busca pelos melhores caminhos para a realidade nacional.

Por que Minas Gerais se candidatou a realizar o GeoBRheritage - II Simpósio Brasileiro de Patrimônio Geológico?

A utilização de rochas, minerais e água como recursos em Minas Gerais se confunde com sua história. A exploração dos recursos minerais deixou legados importantes sob o ponto de vista histórico e cultural em Minas Gerais. Vários são os autores que afirmam que o berço da sociedade urbana do interior do Brasil se deve à exploração desses recursos. Ouro Preto, Mariana, Sabará, Diamantina, Serro e Minas Novas dentre tantas outras são exemplos da sociedade urbana mineira dos séculos XVIII e XIX. São muitas as iniciativas de preservação do patrimônio histórico dessas cidades. Hoje, as iniciativas de preservação, divulgação e valorização do patrimônio geológico e mineiro são pauta de importantes eventos nacionais e internacionais. É chegada a hora de Minas Gerais - a terra que tanto depende de sua geodiversidade para sustentar a sua sociedade - abrigar um evento que toca nesses temas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...