quarta-feira, 22 de maio de 2013

Mini-Curso Geodiversidade



No último dia 17 de maio, estudantes dos cursos de Agroecologia e Mineração do IFPB (Campus Picuí)   acompanhados pelo geólogo e professor da instituição Francisco de Assis Souza, participaram de um mini-curso "Geodiversidade e Turismo: quantificação de geossítios de valor turístico, ministrado por nosso amigo Prof. Dr. Marcos Nascimento.

O curso teve como objetivo  fornecer informações básicas aos participantes quanto aos conceitos de geodiversidade, geossítios, patrimônio geológico, geoturismo e geoconservação. Conhecer o geoturismo e sua relação com outros segmentos do turismo de natureza. identificar potenciais atrativos geoturístico. descrever as especificidades e métodos de trabalho para quantificação de geossítios de valor/interesse turístico.

Os temas abordados no  foram, Geodiversidade e Patrimônio geológico: definição e origem do conceito, os valores e ameaças á geodiversidade, tipologias do patrimônio geológico. Geoturismo: definição do conceito geoturismo x Ecoturismo, eventos científicos publicações, divulgação, geoparques e geoparques do Brasil, interpretação ambiental. e Geoconsevação: aonde foi abordado a geoconservação  e os cuidados com o patrimônio geológico, iniciativas de geoconservação, inventário e quantificação de geossitios de valor/interesse turístico.

Para o professor e técnico em mineração  Antonio de Pádua Sobrinho, o curso foi de extrema importância, pois além de capacitar os presentes, ensinando  como inventariar e quantificar geossítios de interesse turístico, ainda trouxe vários conceitos sobre a temática abordada, chamando a atenção dos participantes para o reconhecimento do patrimônio geológico como parte importante do patrimônio natural.” Em breve estaremos desenvolvemos trabalhos aqui em nossa região explorando nossa Geodiversidade.’ disse.

Fonte: sobrinhopicui.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...