segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Grupo de Trabalho Geomorphosites

O principal objetivo do Grupo de Trabalho Geomorphosites, da Associação Internacional de Geomorfologia,  é o de melhorar o conhecimento e a avaliação dos locais de interesse geomorfológico com ênfase na geoconservação, educação e turismo. O grupo foi criado em 2001 na 5° Conferência Internacional de Geomorfologia, realizada em Tóquio. Inicialmente  foi presidido por Emmanuel Reynard, da Université de Lausanne e se tornou uma referência importante na área de patrimônio geomorfológico e teve, pela terceira vez sua renovação, até o ano de 2017, agora presidido por Paola Coratza, da Itália. 

Os principais objetivos do Geomorphosite é: 
1. Melhoria na investigação sobre patrimônio geomorfológico com o desenvolvimento de uma comunidade de pesquisa;
2. Desenvolvimento de métodos para avaliar e mapear geomorfossítios;
3. Inclusão de estudos sobre geomorfossítios em universidades;
4. Desenvolvimento de uma melhor relação entre geomorfossítios e as ciências humanas;
5. Relações públicas com programas internacionais de geoconservação e geoturismo.

Nesta última semana, ocorreu o I Encontro Luso-Brasileiro de Patrimônio Geomorfológico e Geoconservação, em Portugal e a previsão é que o próximo encontro seja realizado em 2016, em Ponta Grossa.

Em 2011, a União Brasileira de Geomorfologia passou a integrar a Comissão Brasileira de Sítios Geológicos e Paleobiológicos do Brasil, mais um importante avanço no desenvolvimento das pesquisas em geomorfologia para a geoconservação. O envolvimento de geógrafos e geomorfólogos é de fundamental importância para as discussões acerca da paisagem, que é indissociável do conceito de patrimônio geomorfológico. 

Conheça os trabalhos do Grupo Geomorphosite no SITE DA AIG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...