quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Série Geoparques da Rede Global: Geopark Naturtejo

Ola meus caros, 
vou iniciar uma série de postagens apresentando os Geoparques que fazem parte da Rede Global de Geoparques. Atualmente temos 111 Geoparks oficiais. Vamos começar com o Geopark Naturtejo.

O Geopark Naturtejo pertence à Rede Global de Geoparques desde 2006. O território do Naturtejo compreende os municípios de Castelo Branco, Indanha-a-Nova, Nisa, Oleiros, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão, com uma área de 4.617km quadrados. compreendendo aproximadamente 5% de Portugal. 


Localização do Geopark Naturtejo
Fonte: CPRM (2010)


Conta a história da Terra dos últimos 600 milhões de anos através de cerca de 170 geossítios, dos quais dezesseis apresentam monumentalidade de elevado interesse para o público com variados tipos de interesse geológico, tais como: paleontológico, geomorfológico, paleoclimático, paleoambiental, hidrogeológico, mineralógico, sedimentológico, estratigráfico e litológico além dos interesses associados, como o arqueológico, o histórico-cultural e ecológico. 

Existem diversos espaços museológicos espalhados pelos seis municípios dos quais três abordam a Geologia: Museu do Canteiro (Alcains, Castelo Branco) e o Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento de Vila Velha de Ródão – Arqueologia do Ródão (Vila Velha de Ródão). Existe ainda um Centro de Ciência Viva (Proença-a-Nova) dedicado à floresta, que aborda conceitos de hidrologia, erosão e recursos naturais.

Vejam algumas fotos:

Parque Icnológico de Penha-Garcia
Fonte: CPRM (2010)

Painéis Interpretativos de Penha-Garcia
Fonte: CPRM (2010)

Monumento Natural das Portas do Ródão
Fonte: CPRM (2010)

Conheça mais sobre o Geopark Naturtejo CLIQUE AQUI 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...