domingo, 11 de janeiro de 2015

Aspirantes à Geopark Brasileiros: Ciclo do Ouro

Vou iniciar uma série de postagens com os geoparques aspirantes a Geopark no Brasil. Como se sabe, o único geoparque brasileiro reconhecido pela Rede Global de Geoparques  (RGG) é o Geopark Araripe no entanto temos vários projetos sendo desenvolvidos em todas as regiões do Brasil, reunindo esforços para submeter estas áreas potenciais para a avaliação da RGG. 

O Geoparque Ciclo do Ouro é um exemplo especial, visto que foi criado e nomeado como "geoparque" a partir de um decreto do então prefeito do município de Guarulhos (SP). É mais um motivo para alimentar as discussões em torno da criação de uma Rede Brasileira, Americana ou Pan-americana de geoparques com o intuito de organizar ou mesmo formalizar estas ações uma vez que a criação aleatória de geoparques pode comprometer a essência e a importância do significado dos geoparques. 

O Geoparque Ciclo do Ouro está localizado em Guarulhos, região metropolitana de São Paulo, possuindo uma área de 16.900ha, abrangendo uma região serrana que inclui partes da Serra da Cantareira e a Mantiqueira.

Localização do Geoparque Ciclo do Ouro (SP).

O processo de estruturação do geoparque teve início a partir de um Decreto lançado em junho de 2008, pelo qual o Executivo instituiu um Grupo de Trabalho visando a implantação e gestão da Unidade de Conservação Parque Natural Municipal  da Cultura Negra  Sítio da Candinha e estabelecer diretrizes para este geoparque. Os trabalhos desenvolvidos culminaram na criação do Geoparque a partir do Decreto lançado em dezembro de 2008. O decreto de criação não delimita uma área específica e nem designa os atributos à ele associados, constituindo-se em um documento jurídico no processo de implantação do mesmo. 

No livro Geoparques do Brasil estão descritos os 14 geossítios com valores associados tais como: científico, gemorfológico, metalogênico, petrológico, sedimentológico, tectônico, educacional, geoturístico, dentre outros. 
Este livro você pode baixar no site do Serviço Geológico do Brasil ou aqui mesmo no blog.

Você pode obter mais informações sobre o Geoparque Ciclo do Ouro, inclusive ter acesso aos Decretos citados nesta postagem, a partir do blog do próprio Geoparque CLIQUE AQUI. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...