quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Paisagem e Patrimônio Geomorfológico

A noção de patrimônio tem sido aplicada às paisagens, essencialmente associada ao processo de classificação de áreas (naturais, culturais e mistas). Nesta perspectiva, as paisagens patrimônio integram elementos naturais e culturais com elevado valor patrimonial, devendo esta categoria especial de patrimônio paisagístico criada pela UNESCO ser integrada a meio caminho entre o patrimônio cultural e o patrimônio natural. Em alguns casos, os elementos são de índole geomorfológica, pelo que devem ser considerados como patrimônio geomorfológico. 

As componetes geomorfológicas da paisagem são em regra as mais estruturantes da sua imagem, que, por serem as primeiras a ser percebidas pelo observador, e por delas dependerem outros componentes como o hidrológico e florístico, por exemplo. Contudo a paisagem não significa o mesmo que geoforma,. As geoformas são as formas da superfície que podem variar de quilômetros e metros. 

No tema do patrimônio geológico, os conceitos de paisagem e de geoformas têm sido erroneamente interpretados como equivalentes, que se traduz muitas vezes no uso de expressões como "paisagem geológica" ou simplesmente paisagem,quando se pretende designar geoformas. Isso vem da dificuldade da comunidade geoconservacionista em assimilar o patrimônio geomorfológico e as geoformas como parte fundamental do patrimônio geológico. 

Geoformas são, portanto, formas da superfície da Terra, concebidas como setores ou entidades do espaço, as quais possuem certa geometricidade própria. 


No mesmo sentido, a inventariação de locais de interesse geomorfológico como categoria própria tem se limitado a grupos de trabalhos e iniciativas localizadas em alguns países europeus. A propósito, Pereira et al (2004) propês nove categorias de patrimônio geomorfológico português a fim de inventariação: 


Pereira et al 2004

Sobre este assunto, recomendo a leitura do artigo Inventariação temática do patrimônio geomorfológico português.

Pereira defende a revisão destas concepções, sobre tudo para destacar o real papel das geoformas no âmbito do patrimônio geológico. Geossítios, nos quais as geoformas são o seu elemento fundamental devem ser designados como locais de interesse geomorfológico, os geomorfosites. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...