quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Sobre a SIGEP

O principal objetivo da Comissão Brasileira de Sítios Geológicos e Paleobilógicos (SIGEP) é a criação de um banco de dados de geossítios brasileiros e sua disponibilização para a comunidade em site da internet e através de publicações de livros técnicos, nos quais cada geossítio é descrito detalhadamente. Até o momento é a iniciativa mais importante e abrangente, no sentido de reconhecimento do patrimônio geológico brasileiro. 

Atualmente a SIGEP é composta por treze instituições: Serviço Geológico do Brasil (CPRM); DNPM; Academia Brasileira de Ciências (ABC); Associação Brasileira de Estudos do Quaternário (ABEQUA); Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (IBAMA); Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN); Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobrás); Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE); Sociedade Brasileira de Geologia (SBG); Sociedade Brasileira de Paleontologia (SBP); e, mais recentemente, a União da Geomorfologia Brasileira (UGB) e o Instituto Chico Mendes (ICMBio).

A Comissão está constantemente recebendo propostas de avaliação de sítios de várias naturezas tais como geológicos, geomorfológicos, paleontológicos, paleoambientais, marinhos, ígneos, sedimentológicos, tectônico, estratigráficos, hidrogeológicos, dentre outros. 

Três volumes já foram publicados, com um total de 116 sítios cadastrados, em sua maioria, sítios paleontológicos (32%), seguido do geomorfológico (20%), paleoambiental (11%) e espeleológico (9%). As demais categorias (sedimentar, marinha, ígnea, histórica, astroblema, hidrogeológica, estratigráfica e tectônica) totalizam 28%. 

Clique nas imagens para acessar os sítios cadastrados. 


VOLUME I 

VOLUME II 

VOLUME III

Conheça também as 49 PROPOSTAS APROVADAS e disponíveis para descrição assim como as INSTRUÇÕES PARA AUTORES que estejam dispostos à descreve-los. É importante observar a grande quantidade de sítios propostos (assim como os já descritos) nas regiões Sul e Sudeste em detrimento das demais regiões do Brasil. 


Propostas aprovadas pela SIGEP
Fonte: CPRM

E no volume III você ainda encontra uma lista com 4 sítios descritos em LINGUAGEM POPULAR dos quais 2 foram realizados por nosso saudoso amigo Augusto Pedreira. 

Boa leitura! 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...