domingo, 8 de março de 2015

Geo-Food: uma nova perspectiva de geoconservação

Olá, 
quero compartilhar um artigo super interessante  de co-autoria da Profa. Dra. Jasmine Moreira, que traz uma nova forma de abordagem acerca do patrimônio geológico e que pode vir a inspirar outros trabalhos. 

Trata-se do artigo "Geo-Food: uma nova perspectiva de preservação do patrimônio geológico" publicado no XIII Encontro Nacional de Turismo e Base Local, em Minas Gerais, no ano de 2014. 


Resumo
A experiência de um turista em um destino vai muito além de visitar um atrativo, pois as pessoas desejam levar consigo uma lembrança que materialize a viagem após seu regresso. Uma das formas mais comuns de adquirir essas lembranças são os souvenirs. Um dos tipos de souvenirs consumidos pelos turistas durante uma viagem é o souvenir gastronômico, que advém dos alimentos e bebidas e são objetos dotados de significados. Na perspectiva de comercializar produtos alimentícios valorizando principalmente os aspectos geológicos e gastronômicos, o Geopark Magma (Noruega) idealizou a utilização de souvenirs gastronômicos através do Projeto Geo-Food.
O Projeto possui parceiros na Europa e na América do Norte. O Grupo de Trabalho do Projeto Geopark Fernando de Noronha (PE) é o único parceiro do Projeto na América do Sul. O objetivo desse trabalho foi apresentar o geo-food como um souvenir gastronômico e geo-produto, apresentando exemplos de Geoparks que já o utilizam como ferramenta de geoconservação e o potencial de Fernando de Noronha para sua realização.
Como principais resultados, verificou-se que o geo-food potencializa e valoriza os elementos da bio e da geodiversidade, agrega valor e confere diferencial aos Geoparks, e no caso especíico de Fernando de Noronha constata-se que há potencial para o desenvolvimento do Projeto Geo-Food, que como consequência irá gerar novas alternativas de renda para a comunidade local e proporcionará experiências únicas para os visitantes.

Clique Aqui para baixar o artigo completo.
Boa leitura! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...