domingo, 22 de março de 2015

Geodiversidade e a Água

Neste dia 22 de março, decretado pela Organização das Nações Unidas como o Dia Mundial da Água, podemos abrir uma discussão acerca da relação da geodiversidade com este recurso, que é, indiscutivelmente, um dos principais recursos naturais da Terra, mas que também pode vir a se constituir em um patrimônio, o Hidrogeológico. 

A água não é somente uma herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras (Declaração Universal dos Direitos da Água).

As formas de relevo associadas a locais com grande potencial hídrico podem se tornar em locais geoturísticos e que portanto, devem ter seus valores estético, científico, cultural, econômico, funcional e didático reconhecidos. 

Guerra (2014) listou algumas feições geomorfológicas relacionadas à presença de água que apresentam interesse geoturístico: baías, cachoeiras, cascatas, cataratas, corredeiras, quedas d'água, enseadas, golfos, lagunas, dentre outros. 

Cachoeiras de Bonito (PE)
Fonte

As cachoeiras exuberantes do município de Presidente Figueiredo, no Amazonas, foram um dos principais motivos para criação da proposta de Geoparque Cachoeiras do Amazonas, afim de preservar uma das principais fontes de recarga hídrica da região e fomentar o desenvolvimento sustentável, associado ao turismo, à educação e à pesquisa. 

Conheça o trabalho "Os valores da geodiversidade para aproveitamento geoturístico no município de Bonito (PE)", de autoria de Edjane Santos, onde ela faz uma avaliação do potencial geoturístico, em consideração a qualificação e quantificação dos valores da geodiversidade presentes na região. 

Outro trabalho que recomendo é "Mapping and Analysis of Geodiversity Indices in the Xingu River Basin, Amazonia, Brazil", de Juliana Silva, onde ela faz uma avaliação da geodiversidade da bacia do rio Xingu, identificando os hots pots de geodiversidade. 

Boa leitura! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...