sexta-feira, 22 de maio de 2015

Dia Internacional da Biodiversidade



22 de Maio é Dia Internacional da Biodiversidade mas também podemos falar em Geodiversidade, porquê não? 

O termo biodiversidade foi formalmente definido durante a Segunda Convenção sobre Diversidade Biológica, realizada no âmbito da Conferência do Rio de Janeiro em 1992, sendo entendido como a variabilidade entre todos os organismos vivos e suas relações dentro dos ecossistemas terrestres, marinhos e aquáticos, considerando a diversidade dentro das espécies, entre as espécies e entre ecossistemas.

Por sua vez, o termo geodiversidade foi apresentado, pela primeira vez, à comunidade científica durante a Conferência de Malvern sobre a Conservação Geológica e Paisagística, em 1993, no entanto, só ganhou maior divulgação a partir da publicação do artigo intitulado Geodiversity, na revista trimestral Ciências da Terra, do Reino Unido, de autoria de Mick Stanley, em 2001.

Para Nieto (2001) a divulgação do termo biodiversidade teve uma grande repercussão a nível mundial, o que não ocorreu com a geodiversidade, que, para Serrano e Ruiz-Flãno (2007) e Vieira (2014) foi entendido, inicialmente como diversidade geológica, incluindo exclusivamente elementos geológicos e posteriormente integrando os demais elementos abióticos e seus processos. Além disso, o termo geodiversidade raramente é citado nos tratados e convenções, a nível mundial, que tratam de diversidade natural. 

Mais do que um complemento da biodiversidade, a geodiversidade é uma parte fundamental dos recursos naturais. Sem o conhecimento dos componentes abióticos, seria impossível compreender a dimensão espacial e as mudanças geológicas, geomorfológicas, climáticas e de processos humanos no sistema natural. Embora seja um termo científico, o conceito também desempenha um papel prático na conservação da natureza; é um requisito fundamental no ordenamento do território, na gestão de áreas protegidas e para a educação ambiental. 

(Texto de Laryssa Sheydder - trecho da tese de doutoramento)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...