quinta-feira, 30 de junho de 2016

Casa da Pedra: Um Novo Pólo de Apoio Para Pesquisadores E Estudantes


Uma boa notícia para os geocientistas, transdisciplinares, e afins! Foi inaugurada em 23 de Junho de 2016, no distrito de Inhumas - Santana do Cariri - CE, a Casa da Pedra - Universidade Federal do Rio de Janeiro/ UFRJ (Fig. 1). Nas palavras do principal idealizador do projeto, o geólogo e professor Ismar de Souza Carvalho "trata-se de um pólo referencial em Ensino, Pesquisa e Extensão, do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio de Janeiro e visa ações voltadas para o suporte em atividades de campo e qualificação profissional na Bacia do Araripe". A estrutura conta com o assentimento das Universidades locais, Universidade Regional do Cariri -URCA e Universidade Federal do Cariri - UFCA. No evento de inauguração, representantes de 22 universidades brasileiras se fizeram presentes, além do Departamento Nacional de Produção Mineral - DNPM e das instituições apoiadoras, abaixo descritas.

Na placa da Casa da Pedra, figuram como apoiadores: Prefeitura Municipal de Santana do Cariri, Museu da Geodiversidade da UFRJ, Geopark Araripe, Associação Brasileira de Geólogos do Petróleo - ABGP, Programa de Recursos Humanos da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis - PRH/ANP, e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico - CNPQ.


Fig 1: Casa da Pedra, entrada principal e salão de aula - Foto por Junior Sulterio.

A estrutura foi toda construída com rejeitos da "Pedra Cariri", seguindo o princípio da sustentabilidade, e conta com alojamentos para grupos de até 60 pessoas (Fig. 2). A inclusão do serviço de alimentação poderá ser solicitada através do contato para hospedagem.

Trata-se de uma importante ação consolidada que beneficia diretamente a todos os interessados em Geociências. Sabemos o quanto é incômodo a logística de hospedagem para trabalhos de campo e desenvolvimento de estudos em Santana do Cariri/ Nova Olinda, quando muitas vezes temos que ficar hospedados em Crato, a 52 Km de distância. Dependendo do tamanho do grupo de trabalho, que muitas vezes são turmas grandes com alunos e professores universitários, atrasos e prejuízos no planejamento do campo são inevitáveis.

Logo que tivermos, oficialmente, informações complementares sobre contato para requisição do espaço e valores da hospedagem, dentre outros serviços, atualizaremos neste mesmo post.


Fig 2: Alojamentos do espaço Casa da Pedra - Santana do Cariri. Fonte: IGEO - UFRJ, divulgação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...