segunda-feira, 13 de junho de 2016

Revista Ciência e Sustentabilidade - Fortalecer o Interdisciplinar


Quando discutimos sobre Patrimônio Geológico, Geoconservação e Geodiversidade, é muito comum surgir a indagação "onde devo publicar"? Isso acontece, especialmente em decorrência do caráter interdisciplinar, que muitas vezes as pesquisas nessas temáticas trazem. São poucos os periódicos que se propõem a receber trabalhos cujo escopo não se restringe fixamente a ciência A ou B, dificultando muitas submissões. Em 2015, na Universidade Federal do Cariri - UFCA, se iniciou um trabalho no sentido de suprir essa demanda. E pra termos uma revista de nível, só uma coisa é certa: É preciso começar! 

Vinculada ao Programa de Pós -Graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável (PRODER) da UFCA, a Revista Ciência e Sustentabilidade surge no intuito de se fazer um veículo de comunicação e divulgação do conhecimento produzido nas tendências interdisciplinares da temática ambiental. Como reforça a própria equipe (em comunicação via e-mail, através do Membro do Editorial, Lázaro Ranieri):

 "o periódico tem caráter interdisciplinar, periodicidade semestral e prioriza colaborações inéditas resultantes de pesquisas e experiências com tema principal relacionado ao aprofundamento das dimensões que envolvem a temática da sustentabilidade (ambiental, social, econômica, política-institucional, cultural, entre outras).  A partir dessa temática geral, algumas questões se destacam como pontos de interesse para esse periódico: Desenvolvimento Regional; Território Semiárido; Impactos e riscos ambientais; Problemática Urbana; Manejo de resíduos sólidos; Educação para Sustentabilidade; Gestão de Recursos Hídricos; Políticas Públicas; Gestão Pública e Sustentabilidade; Planejamento Urbano e Regional, entre outras."  
É muito gratificante perceber o desenvolvimento de iniciativas como esta no Nordeste (Cariri Cearense), onde se estabeleceu o Geopark Araripe - primeiro a integrar a Rede UNESCO de geoparques. Afinal, a partir da existência do Geopark Araripe, muitos trabalhos e pesquisas se direcionaram a objetivos que perpassam fundamentalmente no diálogo entre as áreas do conhecimento.

Fica então a indicação para publicações aos colegas que se identificarem com a proposta da revista. É importante a colaboração de todos para que o periódico se fortaleça e tenhamos mais reconhecimento nas formas interdisciplinares de fazer Ciência.

Clique aqui para acesso à Revista Ciência e Sustentabilidade, e faça seu cadastro (lembrando de marcar a opção "autor" quando solicitado. Assim o pesquisador se torna apto ao envio de suas publicações para apreciação).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...