sábado, 10 de setembro de 2016

Patrimônio Hidrológico

Olá amigos,

gostaria de compartilhar um artigo que eu, particularmente, estava ansiosa para ler. O artigo trata sobre o patrimônio hidrológico, um tipo de patrimônio que ainda tem poucos trabalhos publicados aqui no Brasil. 

Por Patrimônio Hidrológico entende-se, segundo os autores, em um conjunto de elementos pertencentes aos recursos hídricos, de natureza superficial (exsurgências/ ressurgências, rios, lagos, barragens, mares e oceanos), que possuam um valor científico, pedagógico, econômico, ecológico, de uso e/ ou estético. Este valor é maximizado nos hidrossítios e, portanto, merecem ser preservados.

É de autoria de Luciano Pereira, Lúcio Cunha e Jucicleide Teodoro. 
  
Um Olhar Sobre o Patrimônio Hidrológico do Município de João Pessoa, Paraíba, Nordeste do Brasil .

O patrimônio hidrológico do município de João Pessoa, Paraíba, nordeste do Brasil, se apresenta na forma de fontes de água doce e de planícies fluviais e fluviomarinhas ainda funcionais, possuindo valores científicos, pedagógicos, culturais, estéticos e ecológicos, sendo os hidrossítios os locais de interesse hidrológico onde estes valores se maximizam. O objetivo deste ensaio é apresentar uma discussão teórica acerca do referido patrimônio, assim como sugerir potenciais hidrossítios para serem inseridos em rotas geoturísticas urbanas. A definição de patrimônio hidrológico consiste em um conjunto de elementos pertencentes aos recursos hídricos que possuam um valor de uso, científico, educacional, cultural, entre outros, o que os torna passiveis de proteção. João Pessoa está assentado em uma bacia sedimentar desenvolvida sobre um embasamento cristalino falhado, pelo que o terreno possui grande potencial geoturístico, do ponto de vista de seu patrimônio hidrológico, com fontes históricas, diversas planícies fluviais e a maior planície fluviomarinha do Estado, a do Rio Paraíba, de relevante importância histórica, ecológica e estética. Foram identificados os seguintes locais potenciais de interesse hidrológico: o Estuário do Rio Paraíba e seus manguezais, o Rio Jaguaribe, principal rio urbano e sua antiga foz, bem como a Dolina dos Irerês e três fontes centenárias de água doce, a Fonte dos Milagres, Tambiá e Santo Antônio.

O artigo completo você pode ler no Livro Territórios de Água que pode ser baixado aqui. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...